TUBOS DE ENSAIO <> TEST TUBES,  2006
Clique nas imagens para visualizar

Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler Elida Tessler

Este trabalho foi apresentado pela primeira vez na exposição individual “Test tubes <> tubos de ensaio”, na RMIT Gallery, Melbourne, Austrália em 2006, resultante do período de residência artística com duração de 9 semanas na cidade de Melbourne (Austrália) promovida conjuntamente pela RMIT University e South Project Craft Victoria entre os meses de abril e junho de 2006.

A instalação ocupa o espaço de 10,9 m x 10,3m da galeria, com uma coluna central e paredes brancas. Nas quatro paredes, centralizando à altura de 1,6m, foi construída uma faixa horizontal, com 2472 tubos de ensaio em vidro, dispostos em duas linhas paralelas, com distância de 3 cm entre elas, e fixados a ganchos metálicos com elásticos de silicone transparente. Em cada tubo de ensaio, uma palavra impressa em acetato transparente. À coluna foi fixada uma pequena prateleira, onde o livro foi colocado.

Este trabalho foi realizado a partir da leitura do livro de ensaios de Donaldo Schüler "O homem que não sabia jogar", escrito em 1998, sob forma de diálogo, iniciando com um fragmento de Heráclito: A vida é um jovem que joga, jogo de dados: do jovem é o reino”. Deste texto, foram retiradas todas as palavras que iniciam com T (tubos) e E (ensaios). T de teste (test tubes) e T de texto (o que poderia ser associado a text tubes). ET, iniciais de ELIDA TESSLER, também indicam o estranho, o espanto, a experiência, a transição, o erótico, a etimologia, a tradição, os enigmas, a escrita, o temor diante do extraordinário. A obra foi adquirida pelo 21c Museum Hotel, Louisville (EUA).

OUTRAS OBRAS